sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA MELANCIA




Propriedades Nutricionais: Além de doce e muito refrescante, a melancia é
muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno
(provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio,
fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa,
compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por
proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.
Valor Calórico: 100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.
Propriedades Medicinais: É recomendada para quem tem pressão alta,
reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de
limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal,
obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, cistites. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.
O chá das sementes de melancia é vasodilatador, prestando contribuição destacada no combate à impotência sexual e hipertensão arterial.
Chá das sementes (2 colheres de sopa para 1/2 litro de água).
Em 2004 foi lançado um ótimo livro dirigido ao público leigo mostrando a importância das frutas para a saúde. Nele, há indicações fáceis de frutas para pequenos problemas de saúde. Eis a resenha do livro: O autor mostra que, além do valor nutritivo, as frutas possuem também propriedades medicinais; vitaminas, minerais, fitonutrientes e elementos fitoquímicos que combatem de forma eficaz, muitos tipos de doenças. Baseado em estudos sobre a composição química das frutas, ele reuniu elementos necessários para que as frutas sejam consideradas como um composto indispensável para a saúde.

Fonte:

http://saudealternativa.wordpress.com/category/fitoterapia/page/2/



                 Atualização do Blog em 01.11.2011


O consumo de melancia reduz o nível de colesterol no sangue e fortalece o coração.

Plantão | Publicada em 01/11/2011 às 02h51m

O consumo de melancia reduz o coletesterol no sangue e fortalece o coração
RIO - Pesquisadores do Reino Unido descobriram que a melancia é um poderoso aliado do coração. Ao estudar o suco da fruta e sua adição a dietas de baixa caloria, os médicos perceberam que o consumo regular de melancia é bom para o controle do peso e, portanto, reduzir o índice de gordura corporal e de colesterol no sangue, fortalecendo o coração. O médico-chefe da equipe de pesquisadores, Sibu Saha, adverte, porém, que os resultados são válidos apenas quando o consumo de melancia faz parte de uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.
Em laboratório, cobaias alimentadas com uma dieta de alto teor de gordura, à qual era acrescido o consumo de uma bebida feita à base de melancia, mostram que a bebida reduzia o teor total de gordura do organismo, se os índices fossem comparados aos obtidos pelo grupo que consumiu a mesma dieta gordurosa, mas bebeu apenas água. Isto levou os pesquisadores a investigar os mecanismos pelos quais a melancia conseguia reduzir a quantidade de gordura do corpo e a formação de placas nas artérias. As artérias daqueles que consumiram melancia também exibiam lesões de aterosclerose - aquelas que se colam à parede das artérias, fazendo com que ela fique espessa por causa de materiais graxos, tais como o colesterol.
A pesquisa britânica confirmou o resultado de um estudo de 2010, feito na Florida State University. Os americanos mostraram que a melancia tem substâncias que reduzem o nível de gordura no sangue. Quando consumida por pacientes pré-hipertensos, produziu melhoria significativa nos marcadores de pressão.
- Este estudo da Florida serviu de alerta sobre os poder da fruta e por isto decidimos estudar as substâncias presentes na melancia - disse Saha.
O médico britânico disse ainda que melões também são benéficos para baixar a pressão arterial.
A melancia tem sido alvo de estudo porque é cheia de um aminoácido chamado citrulina. E o melão verde também contém este aminoácido, ainda que em quantidades menores. O médico garante que os resultados do estudo são encorajadores, a ponto de expandir a base de dados para uma análise mais detalhada dos vários tipos de melões.
- A melancia foi a fruta que obteve melhores resultados para a massa magra do corpo nesta pesquisa, mas ainda vamos repetir as experiências com vários tipos de melões. Entre eles, há um tipo muito promissor, o "melão amargo", fruta que cresce na Ásia, América do Sul, África Oriental e do Caribe.
Para o pesquisador, é o tipo que mais favorece a limpeza de gordura do organismo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/10/31/o-consumo-de-melancia-reduz-nivel-de-colesterol-no-sangue-fortalece-coracao-925713334.asp#ixzz1cUPJ6A9F 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


Fonte:  O Globo (saude@oglobo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário