domingo, 15 de maio de 2011

TRATAMENTO NATURAL PARA A PROSTATITE



PRÓSTATA – TRATAMENTO NATURAL



A próstata é uma glândula esponjosa, tendo o tamanho equivalente ao caroço de um caqui, pesando cerca de 15 gramas, porém quando está alterada pode ficar do tamanho de uma laranja e pesar 150 gramas ou um pouco mais.
Está situado logo abaixo da bexiga, numa porção da uretra, o canal por onde sai o esperma e a urina.

Sintomas:

Dificuldade de urinar em maior ou menor proporção.
A retenção urinária provoca um aumento da bexiga, que fica muito distendida, causando dores no baixo ventre, podendo até dificultar a evacuação.
Como estes sintomas são muito parecidos com o da gonorréia ou clamídia, a idade ajuda no diagnóstico, pois as enfermidades ligadas à próstata geralmente acontecem depois dos 50 anos, entretanto, é o jovem que tem mais facilidade de adquirir as doenças sexualmente transmissíveis.

Outros sintomas de prostatismo

Procure um urologista se tiver sintomas tipo: atraso para iniciar a micção; esforço para finalizar a micção; prolongamento do tempo de micção; jato miccional entrecortado, dividindo a micção em 2 ou mais tempos; maior dificuldade para urinar com a bexiga cheia; bexiga palpável (devido à retenção urinária); gotejamento ao final da micção; polaciúria (aumento do número de vezes que urina); urgência miccional; presença de sangue na urina; ardor ao urinar; aumento da freqüência miccional durante a noite.

Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br/respostas_selecionadas8.asp


TRATAMENTO NATURAL


O tratamento natural tem vários recursos, começando pela alimentação. O tomate vermelho é rico em licopeno protegendo contra o câncer de próstata e alimentos como brócolis, romã, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor, azeite de oliva e ainda todos os alimentos que sejam ricos em vitamina E.
Um estudo publicado pelo jornal: Folha de S.Paulo em 2006 diz que o consumo de carnes vermelhas, gorduras e leite provocam câncer (veja nosso artigo: por que não comer carne? E onde encontrar a proteína vegetal? E também: o que comer e o que não comer?).
Fazer aplicações de argila no abdome e região da genitália, diariamente, por cerca de 6 meses para evitar reincidência. (ver nosso artigo: a cura através da argila).
Na fitoterapia temos a erva baleeira, a cavalinha, a tanchagem e o figo-da-índia que são antiinflamatórios.
Os 3 primeiros usam-se as folhas, o figo-da-índia usa-se as flores, mas a maneira de preparar é a mesma, sempre em infusão:
Despejar 1 xícara de chá de água quase fervendo em cima de 2 colheres de sopa da erva (folhas ou flores) picada a mão.
Abafar por 10 minutos, coar e tome 1 xícara 3 vezes ao dia, durante 30 dias, descansar 5 e voltar retomar por mais 30, fazendo os intervalos.
Há quem diga que a garrafada de janauba cura até câncer de próstata e não custa experimentar.
A semente de abóbora ajuda a relaxar e afrouxar a próstata e facilita a saída da urina. Para ter melhor resultado, acrescentar 7 gotas de própolis depois que jogar a água quente.
E as garrafadas?
Modo de preparar:
Descascar cerca de 35 sementes, pilar com 1 colher de sopa de mel até que vire uma pasta. Usar durante uma semana.
Banho de assento:
Fazer banho de assento com mil folhas. Neste caso, usar as folhas e flores, picar a mão, depois de cozinhar por 15 minutos.
Usar 10 colheres de sopa para cada litro e a quantidade do liquido vai depender do tamanho da bacia que quanto mais alta, melhor.
O banho deve ter a temperatura de 35 a 40 graus, experimentando com a mão antes de sentar na água.
Fazer por 20 minutos (veja nosso artigo: como fazer banho de assento).
Atentar para o emocional é uma boa maneira de entender porque fez esta doença, então um bom terapeuta pode indicar os florais necessários e quem sabe, uma terapia. Temos bons e maus profissionais no mercado e é importante saber escolher.
Ser assistido por um médico, de preferência um homeopata ou naturopata para saber até aonde pode ir sem uso de remédios alopáticos e sem a cirurgia.
Prevenir é um bom remédio, então veja os conselhos que Saúde Integral traz para você.
Suzete Barreto é naturopata, iridóloga, instrutora dos exercícios visuais e editoras de Saúde Integral.

E-mail: suzete@saudeintegral.com

===================================================

PRÓSTATA: SUA VIDA NUM EXAME DE 30''

Como tantas outras formas de câncer, o da próstata é silencioso em seus estágios iniciais. Por isso, a importância da conscientização da população masculina (e da feminina, que incentiva os homens) sobre o quanto é fácil se prevenir. A insistência da classe médica não é à toa: há uma maior incidência da doença em todo o mundo.
O fundamental quando o assunto é câncer da próstata é o exame preventivo, que consegue detectar tanto a hipertrofia benigna da próstata, como o câncer em fase inicial e ainda curável. O exame de toque retal dura de cinco a 30 segundos e é indicado, de forma geral, para homens a partir dos 45 anos. E o mais importante: saudáveis. Isto porque o aparecimento dos sintomas já é indicativo de que a doença existe há algum tempo e pode ter se espalhado pelo corpo. Homens com história familiar de câncer da próstata (principalmente pais e irmãos) devem fazer o exame preventivo após os 40 anos de idade, a cada semestre.
Este exame é insubstituível e tão eficaz que, mesmo quando a taxa de PSA estiver normal, é apenas pelo toque que o médico pode descartar a hipótese da doença. Para quem não sabe, o PSA (antígeno prostático) é uma enzima com características de marcador tumoral, por isso é usada neste diagnóstico; sua quantidade no organismo é analisada pelo exame de sangue.
Bom, aposto que os mais preguiçosos pensaram que o exame preventivo era suficiente para se precaver da doença. Felizmente, não é… Digo “felizmente” porque  homens que se alimentam bem e praticam exercícios regulares correm menos risco de desenvolver câncer da próstata. Países cuja dieta comum tem baixo teor de gordura animal (vegetais, arroz, soja) apresentam menos incidência da doença. Vida sedentária também aumenta as chances de desenvolver o tumor.

Tratamento

 Se o paciente foi diagnosticado com câncer da próstata, o tratamento vai variar de acordo com a extensão da doença. Os tumores localizados dentro da glândula, às vezes, não precisam ser tratados; se o caso apresentar alguma particularidade, é possível recorrer à cirurgia de prostatectomia radical, ou à radioterapia. Quando o câncer atinge o entorno da próstata, é comum o tratamento radioterápico. E se o tumor se estender para outros órgãos, é feito o tratamento com medicamentos à base de hormônios ou a retirada cirúrgica dos testículos (que também é uma forma de hormonioterapia, já que elimina os órgãos que produzem o hormônio masculino, responsável pelo crescimento do tumor).


É melhor adotar um estilo de vida mais saudável…
E muito, muito mais fácil e rápido fazer o exame preventivo.
Boa consulta para você!


Postado por jaciararodrigues às 14:49 DE 31/08/2011.

2 comentários:

  1. Em alguns casos,bebendo umas 3 gotas de óleo de copaíba por algum tempo ,todos os dias ,também pode ajudar,e até curar.Você pode controlar,fazendo toque retal com o dedo umedecido com o óleo.Isso vai frear a progressão da inflamação.Só que esse procedimento pode lhe trazer efeitos colaterais como dores renais.Tenho um amigo que sofre com prostatite há 20 anos.Ele tem controlado desta maneira.O PSA dele fica na faixa de 4.
    É uma prostatite terrível. Ela se desprende e a inflamação caminha pelo corpo,exalando um odor terrível na pele,Afeta a parte neurológica também.Ele toma o TAIUÁ,conhecido também como batata de anta,cabeça de nego,que é um anti inflamatório poderosíssimo.É esse TAIUÁ que tira o odor que sai pelos poros,gerando um cheiro horrível(Cheiro de andarilho,às vezes cheira cocô de galinha).Obrigado

    ResponderExcluir
  2. uma pergunta toda prostatite é bactériana? ou pode se ter prostatite sem bactérias?

    ResponderExcluir