segunda-feira, 21 de março de 2011

Babosa e seus benefícios para a saúde.



        Babosa, Aloe Vera - A planta mais famosa do mundo.




Babosa (Aloe vera) Talvez esta seja a planta medicinal mais conhecida do mundo. Utilizada tanto pela população quanto pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, em praticamente todos os países. Planta natural da África, provavelmente tendo como centro de origem a ilha de Madagascar, se espalhou por todas as regiões de clima quente e ameno. Mesmo onde não apresenta condições ambientais para seu cultivo, a população conhece a famosa Aloe vera, pois é muito divulgada principalmente pela indústria cosmeceutica.

Planta muito rústica, desenvolvendo-se em qualquer tipo de solo, desde que não seja muito úmido. Possui folhas muito tenras, onde armazena muita água e por isso pode passar meses sem receber chuva ou mesmo uma irrigação. Entre a parede celular externa da folha e seu interior, existe canais que armazenam uma substância amarelada de forte odor e rica em antraquinônas. Estas substâncias possuem uma ação irritante da mucosa intestinal. O intestino para "se ver livre" desta irritação começa a absorver menos líquido e aumentar o peristaltismo. Esta característica proporciona a ação laxativa proveniente da Babosa, semelhante à Cascara sagrada e ao Sene. Para melhorar ainda mais sua ação, a mucilagem encontrada no interior das folhas irá reter mais água, impedindo que as fezes fiquem muito ressecadas. Está aí um laxante, ou purgante muito bom, mas existe um pequeno problema. Com o uso muito freqüente, esta irritação da mucosa intestinal pode causar danos ao organismo. O que normalmente se orienta é fazer o uso por períodos curtos e procurar trabalhar a alimentação e os exercícios físicos para melhorar o problema de constipação intestinal.

A
babosa ainda possui uma ação cicatrizante fabulosa, tanto interna quanto externa. Pode ser usada para problemas de úlceras e gastrites, além de poder ser adicionar à cremes cicatrizantes de uso externo. Existem muitos trabalhos mostrando sua capacidade anti-tumoral, confirmando um conhecimento que a população já detinha. Possui ação depurativa, melhora o sistema imunológico, apresenta a capacidade de eliminar fecalomas e possui ação hidratante da pele. Muito empregada no oriente para queimaduras pois, além de possuir ação anti-séptica e cicatrizante, promove uma sensação de frescor nas áreas queimadas. É muito empregada no tratamento dos cabelos, fortalecendo-os, dando mais brilho e volume.

De que forma poderemos aproveitar os benefícios da babosa sem correr riscos dos excessos das substâncias irritantes da mucosa intestinal?

Sempre oriento as pessoas a pegarem uma faca bem afiada, cortar uma folha bem desenvolvida, e deixá-la em pé em uma pia para poder escorrer (drenar) os excessos do líquido amarelo de forte odor. Depois de umas 4 a 5 horas, lave bem a folha e seque. Deixe em um local seco e arejado, ou guarde na geladeira. Todo dia corte um pedaço de uns 3 dedos, DESCASQUE, e coma o gel do interior. Este gel não tem gosto e nem cheiro, e nem é preciso mastigar muito, pois acaba escorregando rapidamente para o estômago. Desta forma você estará se beneficiando de todas as ações benéficas da babosa. Outra forma é utilizar cápsulas do pó de babosa onde também se procedeu a drenagem do excesso de antraquinonas antes da secagem de suas folhas. Para uso externo você pode ir até a uma farmácia de manipulação e pedir cremes, loções e xampus à base de babosa, mas peça para adicionar uma alta concentração do extrato, algo em torno de 15 a 20%. Com tanta terra, e tão adaptada às nossas condições edafoclimáticas, o Brasil importa quase que a totalidade dos extratos de babosa que utiliza. Triste situação a nossa, de falta de visão e de valores invertidos.
Prof. Ademar de Menezes




RE CEITA DE BABOSA CONTRA O CÂNCER

Antes de colher a babosa, observe o seguinte:
O pé da babosa deve estar plantado de 3 a 5 anos no mesmo local, pois nessa condição ela estará bem forte, com seus princípios ativos em melhores condições para a cura, sobretudo câncer.
Colha a babosa quando não estiver chovendo no mínimo há três dias, pois a terra muito úmida e o contato da babosa com a água fazem com que ela estrague mais rápido. Se isso não for possível, faça a receita e conserve-a na geladeira.
Colha a babosa preferencialmente à noite, ou pela manhã bem cedo, antes de o sol nascer, pois ela não deve entrar em contato direto com a luz do sol nem com luzes artificiais.
Ao manipular a babosa, passe apenas um pano úmido para limpá-la e retire os espinhos com o auxílio de uma faca. Não acenda a luz do local onde for prepará-la. Acenda a luz de um cômodo próximo ou use vela.
No período em que a babosa estiver florescendo, não a utilize, pois ela estará com seus princípios ativos alterados, uma vez que precisa alimentar as flores.

Como fazer
400 g de babosa
500 g de mel de abelha puro

Uma dose de bebida destilada (conhaque, aguardente, uísque)
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe bem por cinco minutos. Não precisa coar. Coloque em uma garrafa escura e guarde na geladeira.

Dosagem
Antes de tomar, agite bem a garrafa.
Tome duas colheres de sopa em jejum, assim que acordar pela manhã; duas colheres de sopa 10 m inutos antes do almoço e duas colheres de sopa antes do jantar, ou antes   de dormir.

Observações
Podem aparecer abscessos ou espinhas no corpo, pois a babosa purifica o sangue.
É normal ocorrer uma pequena disenteria, pois a babosa regula as funções intestinais. Isso não faz mal. Nesse caso, basta comer banana-prata.
Quem sofre de câncer pode repetir esta receita quantas vezes achar necessário ou até que a doença desapareça.
Quem não sofre de câncer deve dar uma pausa de trinta dias entre uma receita e outra.
Se o mel for puro, não fará mal aos diabéticos. Mas, se tiver receio, retire-o da receita. Tome pura e em seguida beba suco de fruta para retirar o gosto amargo da babosa.
A bebida destilada é importante para a conservação da receita, mas pode ser retirada ou substituída por álcool de cereais.


Atenção: Não use estas informações para substituir uma consulta médica.  Meu objetivo é divulgar conteúdo relacionado à prevenção em saúde para as pessoas em geral. E a mais prudente informação relacionada com prevenção é: “SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO”, quando entender necessário, para o correto diagnóstico e eventual tratamento.
 Wagner.

Um comentário:

  1. Gostei das informações ja estou tomando o suco da babosa, para a cura do cancer e tenho fé que vou me curar, obrigado pelas informações.
    .

    ResponderExcluir